Aprender a Programar Divertindo-se


Aprender programação é sempre divertido e fácil!

A frase acima é uma mentira, pois nem sempre é divertido e quase nunca é fácil aprender, pois além das dificuldades cotidianas, há pessoas que tem dificuldades de aprendizado - aquelas que pedagogos apontam, com dificuldade de concentração e atenção - e professores que não sabem passar o conteúdo de forma atrativa.


Existe também o fato de que alguns conteúdos julgados ótimos tecnicamente, são na verdade, inviáveis para aprendizado, deixando os problemas citados ainda mais evidentes.

Apesar de ter uma pedagoga dentro de casa - e ser casado com ela -  não sei afirmar se tenho alguma deficiência de aprendizado - Ela tem certeza que não... Costuma dizer que sou muito inteligente - mas tenho um total desânimo no aprendizado de novas tecnologias. Creio seja uma apenas um comportamento temporário...

Mas em tecnologia é inviável e improvável ficar parado no tempo, sendo assim, pensando na aquisição de novos conhecimentos, estive procurando formas mais atrativas de aprender e me deparei com algumas coisas bem legais, como jogos e quadrinhos que ensinam a programar.

Olhe a referencia do que achei:
  • Jogos:
    1. lightBot - Um jogo em flash que ensina a programar estruturas de algoritmos, onde você guia um robô através de comandos e funções;
    2. C-Jump - Um jogo de tabuleiro onde se aprende a programar C (via OhGizmo!);
    3. Innov8 - Jogo onde você aprende BPM, criado pela IBM;
    4. Alice -  Este é na verdade um projeto educacional, com um jogo tipo o The Sims, que ensina a programar em Java.
  •  Livros e sites:
    1.  Guia Mangá de Bancos de Dados - O nome já diz quase tudo, mas é livro onde um Princesinha aprende sobre o que é como utilizar um Bando de Dados e fazer consultas em SQL;
    2. O (Comovente) Guia de Ruby do Why - Um guia ilustrado e maluco da linguagem Ruby, criado originalmente em inglês por "Why the Lucy Stiff", e traduzido pela comunidade Ruby Brasileira mas em especial pelo Carlos Brando;
    3. Aprendendo Django no planeta Terra - Empreendimento totalmente Nacional, Brasileiro de redação e desenho, criado por Marinho Brandão e ilustrado por João Matheus, o livro ensina de forma divertida ao extraterrestre Alatazan, com ajuda do terráqueos Cartola e Nena, o básico da linguagem Python e muito do Framework Django;
    4. Pyctoria -  Uma série de quadrinhos que ensina a linguagem Python.
Tenho que destacar ainda os livros da série "Use a Cabeça!" (Head First) que são bem difundidos no país com linguagens de programação, como Java, mas no EUA eles vão a várias áreas como Física, Estatística, etc, eles usam a técnica chamada meta-cognitiva de aprendizagem, no Brasil são vendidos e traduzidos pela AltaBooks.

Este é o material que achei, algumas coisas bem interessantes, se você quer algo mais amigável para aprender ou ensinar um criança ou adolescente a programar ai estão ferramentas iniciais. Sei de outros materiais com um jogo parecido com o pitfall do atari para aprender Java, mas como não tenho o link não listei.

Lembrando que alguns deste materiais podem ser obtidos gratuitamente em seus sites.

Que agradecer ao pessoal do Twitter que contribuiu para esta postagem: @karlisson(Os creditos da imagem no inicio do post são dele), @PotHix, @KraemerPinheiro, @danielvlopes, @pcalcado, @pinceladasdaweb, @marthagabriel, e se você tem algum outro material ou recomendação coloque nos comentários, espero sua contribuição.

Obrigado.

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