Divulgação: A Revista Espírito Livre

A Revista Espírito Livre
A Iniciativa Espírito Livre, proposta idealizada por João Fernando C. Jr., que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresários, funcionários públicos e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto deste 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em cultura livre e tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já completou um ano de existência em sua edição de nº 13 de abril de 2010. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.

Últimas edições

Meios de Distribuição
O meio de distribuição utilizado atualmente é o digital, através da internet, em nosso site oficial [http://revista.espiritolivre.org].
A publicação é disponibilizada no site para download através de um arquivo em formato PDF. O formato é a amplamente difundido na rede mundial de computador, bem como nos computadores de um modo geral.
Formato Editorial
Tentando se diferenciar dos formatos atuais, a Revista Espírito Livre, espera sempre mesclar assuntos pertinentes aos usuários de computador e envolvidos direta ou indiretamente com tecnologia, mas que de alguma forma tenham como plano de fundo, o software livre, culturas livres e outras iniciativas visando a liberdade e compartilhamento de conhecimento/informação. Buscar a excelência nos artigos, nos critérios de seleção e escolha dos temas a serem abordados e exclusividade nas matérias também são alguns dos nossos objetivos.
Apesar da linha a ser seguida tender a se descontraída, seguindo em parte alguns dos formatos atuais de publicações, não abriremos mão do estilo e linhas arrojadas que serão aplicados, com temas de matérias descontraídos e que chamam a atenção do leitor.
Por ter uma proposta diferente, a Revista Espírito Livre não segue um modelo de zine. Sua construção é feita de forma colaborativa e voluntária. Devido a seu carácter de distribuição gratuita aos leitores através do site, os envolvidos no envio de materiais não são reembolsados com valores em dinheiro. A proposta de envio de material para publicação é voluntária. A proposta é ser uma publicação referência. Está sendo verificado a viabilidade de registro de ISSN (para periódicos e publicações seriadas), para que os editores tenham respaudo na publicação de seus artigos, e que os mesmos possam ser citados em outros trabalhos.
As primeiras edições tiveram aproximadamente entre 70 e 80 páginas. Depois de algumas edições o número subiu para uma média de 100 páginas por edição mensal, partindo da ideia que regularidade mostra credibilidade.
Material
A Revista Espírito Livre é composta de material inédito, principalmente por visarmos credibilidade e autenticidade.
Licenciamento
A licença principal de distribuição da publicação é CC. Ainda está sendo estudada qual versão da Creative Commons será utilizada (by, by-sa, …). E não poderia ser diferente, uma vez que a publicação visa justamente tratar de compartilhamento de conhecimento/informação. As imagens utilizadas nas matérias escritas  pelos editores/colunistas também seguir a mesma licença.
Sustentabilidade
Acreditamos que um dos calcanhares de Aquiles quanto a projetos de SL / CA, sejam eles quais for, é a sustentabildiade, e em se tratando de uma revista não seria diferente.  Acreditamos ter a possibilidade de nos mantermos com doações e apoios de parceiros, haja vista que existem a fazer quanto ao processo da produção, divulgação, distribuição, sorteio, brindes, etc.
Normas para publicação:
O material veiculado na Revista Espírito Livre deve ser preferencialmente inédito, podendo ser utilizado em outros locais, desde que obedecida a licença que rege a publicação, bem como os direitos dos autores. Para maiores informações, entre em contato conosco e saiba mais sobre como publicar seu material na revista.
Últimas edições






Revista Espírito Livre - Ed. #014 - Maio 2010
Revista Espírito Livre - Ed. #014 - Maio 2010

Postagens relacionadas

Postagens relacionadas: