Ter um Sindicato ou não? Regulamentar as profissões de TI ou não?




Olá a todos!

Bem a anos venho observando alguns movimentos no meio de TI, sem nada comentar, mas algumas pulgas ficam na minha orelha a me incomodar.

A alguns anos surgiu um tal de regulamentação das profissões de TI, parece que a discussão morreu ou o tempo abafou.

Minha opinião sobre a regulamentação é a seguinte: A proposta pelo deputado ou senador "fulado de tal", era e é até hoje inviável, mas a regulamentação é necessária, precisa-se então de uma nova proposta.

Hoje um uma conversa informal na hora do almoço fui lembrado que no meu contra-cheque, ou Holerith, há um desconto sindical.

Mas que sindicato é esse? O que ele faz por mim e todos os profissionais de TI do Brasil? O que ganho sendo filiado a ele? Há outra opção? Essa contribuição é obrigatória?


Todas essas perguntas e várias outras, alguns de nós já fizemos ao RH de nossas empresas e tivemos respostas que nos deixaram infelizes.

Meu pai foi bancário, depois metalúrgico e professor sempre via ele falando do sindicato, sindicato briga por várias coisas, que o sindicato mobiliza, o sindicato tem benefícios para aposentados, clubes e etc.

Há pouco tempo atrás observamos uma greve dos correios e após uma dos bancos, na qual eles reivindicavam coisas para sua categoria, e isso deixou muitos de nós com nossos com nossas lojas virtuais estressados com entregas e pagamentos.

Vejo nas várias listas que participo e eventos que vou, as chamadas guerras de opiniões sobre linguagens, frameworks, tecnologias, agilidade, gerencia de projetos, etc, as "flame-wars", criam inimigos mortais, pessoas são banidas, tem gente que fica o dia impaciente na frente do micro esperando a resposta da lista, para bolar um email com dúzias de justificativas.

A grande maioria de nós, profissionais de TI, desenvolvedores, analistas, gerentes, etc, somos pessoas com vários cursos, graduados,  pós e mestres, alguns falam mais de 2 línguas diferentes, usamos tecnologias complicadíssimas como uma criança brinca com seus brinquedos.

Alguns ainda são tão apaixonados pelo que fazem, que fazem hora extra com prazer, desenvolvem por diversão, ficam horas a fio procurando descontos para gastamos até o ultimo centavos com jogos e gadges inovadores.

Todos desejamos criar uma "startup" que em menos de 2 anos seja vendida por milhões, e com o dinheiro tirar férias, mas nas férias ir a E3 e ter novas idéias para uma nova "startup", investir na bolsa e criar uma tecnologia que seja referencia em algum setor.

Mas com toda essa inovação e motivação, não somos capazes de nos organizar e discutir pacificamente e organizadamente como pessoas instruídas que somos se devemos:

  • Ter um Sindicato ou não?
  • Regulamentar as profissões de TI ou não?
E como técnicos, científicos e empíricos que também somos, após esses debates, civilizados e organizados, definir metas para passos reais para a mudança desse realidade que nos (eu, você e todos os que trabalham com TI no Brasil) prejudica e deprecia tanto.

O que desejo com esse texto não é criar um movimento revolucionário de TI companheiros, mas e fazer que você fique com os memos incômodos que tenho.

E dai o que você pensa, demos:

  • Ter um Sindicato ou não?
  • Regulamentar as profissões de TI ou não?
  • Porque?

Postagens relacionadas

Postagens relacionadas: